segunda-feira, 16 de março de 2015

Mãe ou Mamã?

Confesso que antes de ser mãe gostava mais de ouvir "Mãe", quando ouvia a mãe a referir-se ao filho e vice-versa! Também sempre tratei a minha mãe por "Mãe".

Agora que a B. nasceu dou por mim a falar com ela e a dizer Mamã! Mas também reparo que digo " A mamã isto..." ou "A mamã aquilo..." ou "Dá um beijinho à mamã" quando estou a tratá-la com carinho e a dar-lhe mimos.
Imagem retirada daqui!
Quando estou irritada é mais "A mãe fez a sopa com tanto carinho e tu não queres comer" ou "A mãe comprou um brinquedo tão giro e tu não lhe ligas nenhuma"!

Também descobri que a pronuncia de letra "m" imita os movimentos dos lábios quando o bebé está a mamar, daí o predomínio da letra "m" quando nos referimos à mãe...

Conclusão, Mãe ou Mamã?

Neste momento Mamã, pois só me apetece encher a B. de mimos. Ando com saudades de quando ela era recém-nascida e só queria dormir ao nosso colo! Agora que já está mais crescida, nem vale a pena tentar. Mal a deito ao meu colo começa logo a espernear e a tentar levantar-se!
E eu que achava que quando ela era mesmo bebé não devia de adormece-la ao colo para não a "habituar" e agora vejo que podia ter aproveitado mais um bocadinho e não ter sido tão rígida...

O tempo passa a correr...

Sem comentários:

Enviar um comentário